Não aceite pouco pelo medo de ficar sozinho

By Gabriella Lopes - 13:40


Eu não sou a melhor pessoa para aconselhar sobre relacionamentos. Tive apenas dois que não duraram tanto, mas aprendi algo com ambos: nunca aceite menos do que merece por se sentir sozinho e ter medo deste sentimento. Sério.

Meu pior medo dentro de um relacionamento é me resignar e aceitar menos do que eu mereço por medo da solidão.

Na vida, não tem isso de "solteiro sim, sozinho nunca". Se engana quem acha que tem. As pessoas são o centro de seu próprio mundo e é essa individualidade, por mais que seja muito boa às vezes, pode não ser eficaz quando, de repente, não nos bastamos para nós mesmos.

As pessoas costumam dizer a mim que eu sou muito autossuficiente e esse é um adjetivo muito perigoso. Mais perigoso, até mesmo,  do que adjetivos ruins como "ganancioso" ou "egoísta". Estes, pelo menos, têm apenas o lado pejorativo. Dependendo de como é colocada e de quando é usada, a palavra "autossuficiente" e seus derivados podem ser uma ofensa.

"Você se acha autossuficiente! Você acha que se basta!" Não acho que eu tenha sido a única pessoa no mundo que já escutou estas frases ou algo parecido. A questão aqui não é se achar autossuficiente, toda essa divagação vai além disso: eu não sou autossuficiente por achar que eu me basto, pois sei que em alguns pontos isso é mentira.

A verdade é que eu sou autossuficiente não só pelo medo de aceitar qualquer coisa, mas também pelo medo de complementar alguém incompleto, pelo medo de mendigar afeto e ter de amar em dobro, também.

Sabe qual é a maior ironia, no fim de tudo? A felicidade é encontrada só por nos mesmos, nunca em duas vidas ou com duas pessoas que persigam conceitos diferentes de felicidade, mesmo que este seja um conceito mutável ao longo do tempo. A minha felicidade pode não ser a do outro e a do outro pode não ser a de quem está com outrem (pausa para um suspiro)... enfim.

É por isso que eu repito: não aceite menos do que merece por medo da solidão. O aceite do contentamento e da resignação é a chave para que seus piores medos se realizem.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários